Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Manilkara dardanoi Ducke VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 18-10-2011

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica restrita dos Estados de Pernambuco e Mato Grosso. Tem distribuição restrita (EOO=15.161,85 km²). A intensa degradação do habitat é tida como principal ameaça, e cada localidade foi considerada uma situação de ameaça distinta. Foi avaliada como "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Manilkara dardanoi Ducke;

Família: Sapotaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Manilkara dardanoi está intimamente relacionada a M. rufula que ocupa a mesma região geográfica. No entanto, M. dardanoi habita florestas tropicais costeiras, enquanto M. rufula é uma planta comum de floresta montanhosa subtropical a 700-1000 m de altitude. Outra diferença é quanto a seus aspectos morfológicos: M. rufula apresenta pelos acinzentados persistente, enquanto M. dardanoi tem uma superfície glabra. Outra diferença são as folhas elí­pticas, que são bastante próximas e nunca oposta ou verticilada como às vezes ocorre com M. rufula (Penninton, 1990).

Distribuição

Manilkara dardanoi era descrita como ocorrente somente para o Estado de Pernambuco (Penninton, 1990), porém dados recentes de herbários e literatura, registram a espécie nos stados da Bahia (HUEFS, 2007, 2008 e 2010) e Piauí­ (Souza, 2010).

Ecologia

Manilkara dardanoi é uma espécie de pequeno porte (ca. 6 m de altura). Possui flores de cor creme e frutos maduros de cor laranja a vermelho. Ocorre em Floresta Atlântica Costeira e em florestas secundárias (Penninton, 1990).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Segundo Biodiversitas (2005) são ameaças à espécie a perda e a degradação de habitat, além de seu endemismo extremo. De acordo com Tabarelli (2002), outra ameaça iminente é a fragmentação do habitat em que a espécie ocorre.

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Um dos poucos estudos que incluem M. dardanoi é em uma Área de Preservação Ambiental no Delta do Parnaí­ba, Piauí (Souza, 2010). A APA do Delta do Parnaí­ba foi criada pelo Decreto Federal de 28 de agosto de 1996, tendo como objetivos proteger os deltas dos rios Parnaíba, Timonha e Ubatuba, além de melhorar a qualidade de vida das populações residentes preservando as culturas e as tradições locais. Apesar disso, as características atuais da vegetação são resultado de um longo processo de ocupação antrópica, que contribuiu para a redução das espécies naturais, bem como a introdução de cultivos agrícolas (rizicultura) e especulação imobiliária ocasionada pelo turismo (Souza, 2010).

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN). Lista Vermelha da IUCN (O'Brien, 1998).

Usos

Referências

- TABARELLI, M. Fragmentação de hábitats e a conservação da diversidade biológica da floresta Atlântica nordestina. , 2002.

- SOUSA, R.D.S. Etnobotânica e etnozoologia de comunidades pesqueisas da área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, Nordeste do Brasil. Dissertação de mestrado. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2010.

- PENNINGTON, T. D. Sapotaceae. 1990. 271 p.

- O'BRIEN, P.J. Manilkara dardanoi in IUCN Red List of Threatened Species. Disponivel em: <http://www.iucnredlist.org/details/35607/0>. Acesso em: 10/07/2011.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Manilkara dardanoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Manilkara dardanoi>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 18/10/2011 - 17:39:14